O que você deve enfatizar em sua distribuição de orçamento de marketing: investir mais em SEO ou PPC?
Em outras palavras, você deve gastar mais em publicidade paga por clique ou em melhorar seus rankings de pesquisa orgânica? Qual é a mais importante, e o que resultará na geração de mais leads e no aumento da receita?
Neste post, vou puxar um pouco a sardinha da busca orgânica e porque ela é mais vital para o seu negócio do que a publicidade paga. Calma! Não estou dizendo que PPC é uma estratégia ruim, ok?
Você sabia que apenas 30% dos usuários do mecanismo de pesquisa clicam em links pagos, enquanto 70% dos usuários clicam nos resultados da pesquisa orgânica?
Uma estratégia eficaz de SEO exige que o seu foco permaneça nas pessoas que visitam o seu site. Um forte indicador de uma estratégia de SEO bem-sucedida é a melhoria na posição da busca no Google, superando os concorrentes do seu mercado.
O objetivo do seu conteúdo é gerar leads que têm um forte potencial de compra?
Em caso afirmativo, é vital que você forneça aos usuários conteúdo que responda de forma consistente as perguntas da sua audiência. Esta consistência resultará em classificações melhores ao longo do tempo.
O objetivo do PPC é diferente do SEO. O PPC é usado frequentemente a curto prazo, já que as empresas tradicionalmente não dependem da publicidade PPC a longo prazo.
O PPC pode ser uma estratégia eficaz para ajudar a lançar o seu negócio ou produto, se você trabalha em uma startup ou pequena empresa com o budget limitado para marketing, usá-lo a longo prazo não é recomendado na maioria das circunstâncias.
A estratégia paga fornece aumentos quase que imediatos nas taxas de visitação, por isso, é normalmente usada quando o tempo é um fator relevante. No entanto, não tem benefício a longo prazo, uma vez que o orçamento acaba, a campanha para de rodar imediatamente.
Aqui está um exemplo de como um CEO*, CMO ou Gerente de Marketing poderia escolher usar pay per click ou otimização de mecanismos de busca.
Pay Per Click (PPC)
De acordo com este artigo do PPC Hero, uma taxa de cliques “boa” para anúncios PPC é de cerca de 2%.
Se o CEO* de uma empresa de CRM quiser aparecer sob os termos de pesquisa “Soluções de CRM“, ele estará investindo em média R$ 26,02. Isso significa que se o anúncio receber 1000 pesquisas, 20 cliques custarão uma média de R$ 520,40.
Otimização de mecanismo de busca (SEO)
Um CEO* mais meticuloso e de custo-consciente notará que o PPC pode queimar rapidamente o seu orçamento de marketing. O bom SEO, por outro lado, pode trazer o tráfego para o site sem custo direto.
Se você classificar um texto em quinto lugar no Google, você recebe cerca de 6% dos cliques. Isso significa que, de 1000 pesquisas, 60 cliques irão para seu site sem nenhum custo! Há um grande valor ao colocar ênfase em nessa estratégia de marketing.
Enquanto o SEO de sucesso leva tempo e habilidade para construir uma página que tenha uma boa classificação, não há custo contínuo para mantê-lo e continuará enviando tráfego para o site.
PPC e SEO exigem um esforço contínuo para gerenciamento e criação de conteúdo por um funcionário ou agência.
O SEO requer a criação contínua de conteúdo excelente, de alta conversão, otimizado para mecanismos de pesquisa. Pay per click, no entanto, requer um orçamento contínuo para gastos com o Google AdWords ou Facebook Ads, otimização, teste A/B e monitoramento.
Algumas maneiras de começar a obter tráfego gratuito e pago
Otimize completamente suas palavras-chave de pagamento por clique:
Analise sua lista atual de palavras-chave que você está oferecendo. Em seguida, determine quais não valem o que você está pagando e quais resultaram na menor quantidade de conversões. Analise suas métricas e otimize continuamente esta lista.
Utilize métodos orgânicos de SEO e PPC para suas palavras-chave:
Continue atribuindo um pouco do seu orçamento de marketing para publicidade PPC até que seu SEO gere uma quantidade sustentável de tráfego do site.
Continue investindo nas palavras-chaves que funcionam bem. O Google gosta de posts de blog de longa duração, por isso é do seu interesse escrever posts longos e relevantes para as palavras-chaves das quais você deseja classificar organicamente.
Assim que começar a classificar organicamente para palavras-chaves, pare de pagar por elas:
Uma vez que as palavras-chaves que você segmentou em suas postagens começam a classificar organicamente, certifique-se de que você não está pagando pelos cliques dessas palavras-chaves.
Um dos seus principais objetivos deve ser substituir todo o tráfego pago por tráfego de pesquisa orgânica. Criar e distribuir conteúdo excelente é uma ótima maneira de fazer isso acontecer rapidamente.
Então, a pergunta talvez não devesse ser: “Investir mais em SEO ou PPC?”, Mas, “Como investir em SEO e PPC?”
Há momentos em que o PPC é uma maneira altamente eficaz de enviar tráfego relevante para o seu site, mas uma estratégia contínua de SEO é essencial para o envolvimento contínuo dos usuários interessados.
Use estrategicamente o PPC para complementar seus esforços de SEO e comece a colher os benefícios de ambas as estratégias de marketing.
E se você quiser saber mais sobre como o SEO e o PPC podem levar seus esforços de marketing para o próximo nível, entre em contato.
Vou ficar muito feliz em responder o seu email! #TamoJunto!
*Nota: CEO com “C” é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em Português. CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização (Não confunda SEO com CEO! Beleza? rsrs).